Cravação com garras: a gema é presa à jóia de prata ou ouro através de garras. Podemos ter três, quatro, cinco ou seis garras. O acabamento das garras pode ser variado.
Cravação inglesa: a gema é presa à jóia de prata ou ouro por um aro de metal que exerce pressão em toda a volta.
Cravação Inglesinha: é feito um furo na chapa onde a gema é colocada e fixada pela prata ou ouro , que é empurrado por todo seu contorno.
Cravação Pavê: a cravação em pavê é uma pavimentação da superfície da jóia de prata ou ouro com gemas, normalmente calibradas (tamanhos uniformes), dispostas muito próximas, cobrindo toda a superfície desejada. As gemas são acomodadas em furos e presas à placa por pequenos grãos de metal, que são levantados usando-se o buril. Muito usada na alta joalheria.
Cravação grão: mesmo processo utilizado na cravação pavê. No entanto, é usado para engaste individual de gemas. Uma caixa é entalhada, e a gema emoldurada com auxílio do buril.
Cravação trilho ou carrê: as gemas são colocadas enfileiradas entre dois “trilhos” paralelos de metal, e fixadas entre o sulco feito nas laterais internas do metal e a borda superior do trilho.
Cravação bigodinho: esta cravação é feita assentando-se a gema em um furo na chapa de metal. Quatro “bigodinhos” são cortados da chapa de prata ou ouro e levantados para fixar a gema.
Cravação Invisível: as gemas são engastadas em uma malha de metal, que passa abaixo da cintura da gema. Todas as gemas devem ser preparadas para se encaixarem, sob pressão, à malha do metal. Desenvolvida pela joalheria Van Cleef & Arpels. + no historiadajoalheria.com
Cravação de gemas grandes: deve-se prever a entrada de luz lateral, pelo pavilhão da gema, através de aberturas no metal (galerias), que podem seguir o estilo da peça desenhada, formando desenhos decorados ou desenhos simples.
Cravação Tensão: a gema é fixada graças à força que um metal tenso exerce sobre ela.
Cravação para gemas de lapidação cabochão: por ter a base plana, este tipo de gema necessita de um aro de metal que exerça pressão em toda a volta, que por sua vez está soldado a uma base com abertura menor do que o tamanho da gema em sua parte inferior, permitindo sua fixação e a passagem de luz.
Cravação de pérolas e outras gemas esféricas: para estes formatos naturais ou lapidados há a opção de montagem com fio passante, cuja terminação dependerá do tipo de criação da peça, e há a opção de colocação de conchas com pino – este pino é colado no interior da gema.
Cravação de gemas em lapidação gota ou “briollet”: para este tipo de lapidação pode-se prever a colocação de conchas com pino de prata ou ouro, caso a gema seja lapidada com uma furação vertical, ou a colocação de fios formando triângulos, argolas ou outras criações. Tanto num caso como no outro, estes pinos ou fios serão colados na furação da gema.
Cravação de gemas irregulares ou em estado natural: para cada tipo de peça deverá ser estudado o modo de cravação mais adequado, podendo-se partir da elaboração de aros de prata ou ouro com garras, ou partir do desenho de conchas com pino. Estas conchas podem ter formato cônico, redondo, quadrado, e etc. dependendo da finalização das partes da gema a serem cravadas, de modo a valorizar sua beleza e mantê-la segura.
Vancox é uma empresa do ramo joalheiro estabelecida no Brasil desde 1982. Algumas das mais fascinantes pedras preciosas podem ser encontradas aqui, como, aguas marinhas, turmalinas, esmeraldas, topázios imperiais, etc. Nossos produtos são exportados para todos os países e podem ser encontrados nas mais renomadas joalherias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário